Caroliny Treffe n°08
Ingrid Arraujo n°18
Stefanie Simonetti n°36
Podemos observar em que o verbo “vencer” e o substantivo “batalhas” pertencem ao domínio de origem guerra, fazendo uma relação com domínio-alvo vida. Outro exemplo de metáfora identificada é: MAIOR É MELHOR: Os motivos para expansão do ramo são o grande número de ofertas Temos nessa expressão linguística a metáfora conceptual MAIOR É MELHOR, pois a justificativa dada à expansão do ramo é o aumento dos números de ofertas.
ORIENTACIONAIS
Outra categoria de metáfora são as metáforas conceptuais orientacionais. As metáforas orientacionais são as que envolvem direção, tais como: em cima, em baixo; para cima, para baixo; dentro, fora; entre outros. De acordo com Espíndola, “Essas orientações não são arbitrárias, pois elas têm uma base na nossa experiência física e cultural”, isto é, as metáforas orientacionais variam de uma cultura para outra. Na revista analisada, verificamos alguns exemplos desse tipo de metáfora, em que os conceitos orientacionais são utilizados. Eis alguns exemplos:
(3) Um país que vislumbra o progresso e a estabilidade necessita investir em
Tecnologia e, para isso, precisa de mão de obra altamente qualificada.
(4) O caráter meritocrático (do latim mereo, merecer, obter) dos concursos
Públicos exige um nível de preparação muito alto.
(5) Esse investimento rendeu grande sucesso e credibilidade, colocando o grupo
Bom Bom, empresa genuinamente estanciana, no alto do desenvolvimento econômico do município e de nosso Estado.
É possível identificar em: “exige um nível de preparação muito alto” e em “precisa de mão de obra altamente qualificada”, a metáfora orientacional BOM É PARA CIMA, visto que no primeiro exemplo o advérbio “altamente” afirma ser uma boa mão de obra, aquela que for muito qualificada. No segundo exemplo, quanto mais alto for o grau de preparação, melhor ela será. Fato semelhante ocorre em (5), para designar um bom desenvolvimento foi utilizada a palavra “alto”. Nesses casos, podemos também identificar a metáfora MAIOR É MAIS ALTO e MAIOR É MELHOR. E essa última pode ser percebida nos exemplos abaixo:
(6) Devido ao crescimento no número de empreendimentos e lançamentos deste ano, o
Aumento nas vendas e a movimentação financeira foi uma consequência já esperada.
(7) Os motivos para a expansão do ramo são o grande número de ofertas de vagas em
Várias áreas do setor público e a baixíssima inadimplência.
Entretanto, há casos em que BOM É PARA BAIXO, como pode ser verificado no
Exemplo, no qual “baixíssima” indica que a falta de cumprimento dos
Compromissos financeiros quase não ocorreu, o que favoreceu a expansão do ramo.
Vejamos os seguintes exemplos:
(8) É um ramo lucrativo e de baixo investimento inicial.
(9) E não adianta saber “por cima”. É preciso conhecer profundamente, porque os
Clientes têm hoje grandes oportunidades, via internet e outros meios, de acessar informações dos concorrentes e produtos similares. Em “baixo investimento inicial”, a palavra “baixo” também possui uma concepção positiva, pois sugere que o pouco investimento proporciona o lucro. Em (9), o advérbio “profundamente” está assinalando um conhecimento amplo, em oposição à “saber por cima”, significando conhecimento superficial. E com relação à palavra “baixo”, ainda destacamos a metáfora: RUIM É PARA BAIXO como:
(10) Apesar do baixo percentual o acesso cresceu significativamente
(11) Quando sozinho (a), ou solteiro (a) a baixa da libido pode impossibilitar a pessoa
Com depressão de iniciar um relacionamento novo, devido ao fato de que, além do baixo
Desejo sexual, estará acentuada também uma baixa auto-estima.
No caso de (10), “baixo” é sinônimo de negatividade, sugerindo que um baixo
Percentual provoca um difícil acesso. Em podemos evidenciar a construção de
Expressões que conceituam a palavra “baixo” como algo ruim, tendo em vista que o
“Baixo desejo sexual” e a “baixa auto-estima” prejudicam o relacionamento entre as pessoas.
1 - "Amor é fogo que arde sem se ver, / é ferida que dói e não se sente..." Nos versos destacou-se:
a) metonímia
b) metáfora
c) antítese
d) anáfora
e) comparação
2 - (PUC - SP) Nos trechos: " O pavão é um arco - íris de plumas " e " …de tudo ele suscita esplende e estremece e delira..." enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:
a) metáfora e polissíndeto
b) comparação e repetição
c) metonímia e aliteração
d) hipérbole e metáfora
e) anáfora e metáfora
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